Criar uma Loja Virtual Grátis

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votaçao
Quem Vai ser o Campeao da Honra Seniores AFL
Linda-a-Velha
Loures
V-F-Rosario
Odivelas
Ponterrolense
Malveira
Vialonga
Tojal
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (535 votos)




ONLINE
1






Logo 1




 JOGO LIMPO
Grande Entrevista

Hoje vamos ouvir um técnico com provas dadas, e esperando a grande oportunidade de outros patamares.

( não concordo muito com esta observação, pois não estou de facto à espera de nada de especial, a menos que seja numa competição profissional) mas obviamente que estou à espera da possibilidade de um Clube noutra divisão, ou com outras condições de trabalho e também outras ambições, mas penso que isso é transversal a todos os técnicos.

 

É ele Luís Camacho, presentemente técnico do C.F. Jeromelo, pessoa dedicada e um estudioso do futebol.

 

 

QUEM É O LUIS CAMACHO?

 

50 anos, Licenciado em Educação Física, Pós Graduação em Treino de Alto Rendimento Desportivo, Licenciado em Sistemas de Informação e Mestre em Tecnologias Educativas. Sou docente, exercendo actualmente o cargo de Director Adjunto numa Escola Secundária. Colaboro pontualmente com uma Faculdade na área da Metodologia e Treino do Futebol.

Fui jogador até aos 30 anos. Futebol jovem no Sporting C. P. até aos Juniores, Casa Pia, Real Massamá, Charneca e C.D.Mafra,

Treinador de nível III, treino á 19 anos ( um interregno de 3 anos), apesar de ter concentrado a minha carreira de muitos anos em poucos clubes. 8 anos no C.D.Mafra, 1 ano Samora Correia, 7 ano no CFJeromelo.

Como particularidade sou juntamente com os treinadores Augusto Mata ( Padroense) e Eduardo Luís ( Maia ), os únicos treinadores a nível nacional que já treinaram todos os escalões do futebol amador como técnicos principais ( 2ª distrital, 1ª distrital, divisão de honra, 3ª divisão e II divisão B)

 

 

QUE PROJECTOS TEM EM MENTE LUIS?

 

Ao nível do futebol, treinar. O futebol e o treino para mim são uma paixão e o meu objectivo é continuar a desenvolver o meu trabalho, em qualquer clube , qualquer divisão, desde que existam “ideias”.

 

 

É A FAVOR OU CONTRA O TREINADOR ESTRANGEIRO NO FUTEBOL PORTUGUÊS?

 

A favor, em circunstâncias muto especiais. Técnicos com qualidade comprovada que possam acrescentar “inovação” à grande qualidade já existente, sim. O técnico português é de excelente qualidade e não me refiro só às equipas de alta competição. Ao nível dos nacionais e distritais, existem excelentes técnicos, muito bem preparados. A questão é apenas de oportunidade para mostrarem o seu valor. Estrangeiro na formação : Não.

 

LUIS SENTE QUE TEM ESPAÇO EM CLUBES DE DIVISÕES NACIONAIS?

 

Sim. Já lá estive, vários anos. Voltarei um dia certamente.

 

 

NESTE MOMENTO ACEITAVA UM PROJECTO PARA O FUTEBOL FORMAÇÃO?

 

Sim. Já lá estive também. Seria sempre de equacionar o “Projecto”.

 

 

TEM ALGUM MODELO DE JOGO PREFERIDO OU USA EM FUNÇÃO DO ADVERSÁRIO?

 

Gosto de jogar em 4 x 4 x 2. No entanto as adaptações estratégicas mudam em função do adversário. No entanto o meu modelo de jogo está sempre muito dependente das características dos jogadores à disposição.

 

 

O QUE FAZ PARA MOTIVAR OS SEUS JOGADORES, EM PERÍODOS DIFÍCEIS?

 

Num clube sofredor como o C.F.Jeromelo, nos últimos anos, tornei-me um especialista nesta área. Acima de tudo o diálogo é fundamental, e ouvir, ouvir muito os meus jogadores.

 

 

É UM TREINADOR DISCIPLINADOR?

 

O termo disciplinador é um pouco fundamentalista. No futebol não à democracias, mas também não pode haver ditaduras, o equilíbrio é fundamental. Gosto de tomar as minhas decisões, mas recorro muitas vezes às opiniões dos jogadores, em reflexões que fazemos no balneário. A disciplina passa também por ai, transformar cada jogador num treinador responsabilizando-o assim muito mais.

Agora não pactuo-o com situações individuais que comprometam o equilíbrio do grupo.

 

 

É UM TREINADOR QUE RECLAMA MUITO COM OS ÁRBITROS, E ESCUDA-SE NAS DERROTAS, COM ERROS DE ARBITRAGEM?

 

Todos nós temos telhados de vidro neste aspecto. Umas vez com , outras sem razão, todos nos já reclama-mos, no entanto, assumo sempre as minhas derrotas, quer na comunicação social, quer no balneário. Um técnico que assume também as derrotas, que nascem às vezes dos seus erros estratégicos/tácticos, perante o seu grupo de trabalho, é também um técnico que se prestigia perante o seu grupo. È a minha filosofia.

 

 

 

QUANDO TEM TEMPO VÊ MUITO FUTEBOL AO VIVO E NA TELEVISÃO?

 

Com alguns protestos familiares, mas a verdade é que por norma ao fim de semana, vejo cerca de 6/7 jogos de futebol. Ao vivo, raramente, por manifesta falta de tempo.

 

 

VAI CONTINUAR NO CF JEROMELO NA PRÓXIMA ÉPOCA?

 

Não sei. Nesta altura não sei mesmo e neste momento isso é o menos importante. O C.F.Jeromelo, este ano trilhou caminhos, muito difíceis. Sem a mínima possibilidade de ir buscar jogadores, sem capacidade financeira, sem um campo inteiro para treinar e sem campo para jogar, acabando por fazer 30 jogos fora de casa. Estes são os condimentos para uma receita, que está a ser difícil de cozinhar. Muita juventude, muita inexperiência, com a aprendizagem a ser feita em plena competição. Após 6 anos à frente da equipa, não tive coragem para abandonar o Clube, num momento que que o Clube, precisava do seu treinador. Esta 7ª época, tem sido uma época muito desgastante, no entanto as contas e as conversas fazem-se a 15 de Maio, quando terminar o campeonato.

 

 

QUAL A SUA AMBIÇÃO EM TERMOS DE FUTURO?

 

Continuar a treinar, no melhor projecto possível. Sou um técnico de projecto e de trabalhos de longa duração. Vamos ver.

 

 

 

O QUE PENSA DO FUTURO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS?

 

Os quadros competitivos nacionais devem ser mexidos. Da formação aos nacionais. Temos clubes profissionais a mais, uma II B que é uma aberração ( uma equipa pode ganhar 30 jogos e não sobe), uma III divisão, pouco interessante, enfim se houver vontade política, mexer nos quadros competitivos urge.

 

 

 

 

 

OBRIGADA PELO TEMPO QUE LHE OCUPEI E DESEJO-LHE OS MAIORES EXITOS NA SUA CARREIRA.

 

Obrigado pela oportunidade e continuação do bom trabalho que tem feito em prol do futebol amador